domingo, 19 de novembro de 2017

Preconceito para com anime

Hey minna~
Como estão? A minha segunda época de testes está já aí à porta, infelizmente. Esta semana tenho já de dar no duro, apesar de querer muito fazer outras coisas. Mas não me posso queixar, até tenho lido e visto algumas coisas. No início do mês terminei de ler o livro 13 Minutos e comecei o Scythe, que estou a adorar. Já vi também a segunda temporada de Stranger Things, que foi maravilhosa, e ainda anteontem terminei Mirai Nikki, de que devo falar num próximo post.  Além disso, também fui ver o mais recente filme do Thor ontem. Gostei mesmo muito, fartei-me de rir. Acredito que até seja o melhor filme do Thor até agora. Portanto como vêem, até tenho sido minimamente produtiva, e em termos escolares também. As minhas apresentações e trabalhos estão todas feitas e tudo tem estado a correr bem, agora que venham os testes! São só três, podia ser muito pior. Depois disso vem um merecido descanso e o Natal :D
Acabando esta pequena atualização, vamos passar ao tema do post~

Hoje decidi falar sobre algo que me irrita imenso.
Como alguém que adora anime, já tive de ouvir muitos comentários vindos de pessoas que não vêem anime e que não percebem nada do conceito, mas que ainda assim decidem opinar acerca do assunto.
Desde pequena que vejo anime e, mesmo que ultimamente não ande a ver assim tanto, é algo que sempre irei amar e que sempre fará parte da minha pessoa, já que chegou de facto a moldar quem sou hoje em dia. A minha infância foi recheada de anime. 
Ora, seria de esperar então que não goste que falem mal de anime. É verdade. Mas de há uns tempos para cá que tenho decidido medir a minha reação a este tipo de comentários. Costumava ficar na defensiva quando alguém dizia que não gostava de algo que gosto, mas percebi que isso não faz sentido. Afinal, cada um tem as suas opiniões. Não digo que não fique de pé atrás na mesma, mas estou a trabalhar nisso. Como tal, não me importo que me digam que não gostam de anime. Tudo bem, nem todos temos gostos iguais e é assim que deve ser. Aliás, percebo perfeitamente que anime não seja para todos. Agora, não podem chegar ao pé de mim e dizer que anime é mau. Isso não aguento, e acreditem que vou ficar a discutir convosco o tempo que for preciso em relação a isso, até decidir que vocês não valem a pena o esforço.
Mas verdade seja dita, qualquer tipo de comentários que denigram anime irritam-me. Isto porque geralmente são feitos por pessoas que não têm qualquer voto na matéria, que decidem falar mal daquilo porque "são só bonecos". Sim, porque acredito que o maior problema do preconceito que há para com anime vem daí. As pessoas não conseguem aceitar que anime é uma forma de contar histórias viável porque é animação, logo é apenas e só para crianças. Errado. Existem sim animes para crianças, mas há muito mais além disso. Animes como Death Note, Mirai Nikki, Another. Mostrariam isso ao vosso filho da mesma maneira que o levam a ver um filme da Disney ao cinema? Não me parece.
Além disso, faz algum sentido um anime ter menos crédito que uma série ou uma telenovela pelo
simples facto de ser animação? Não. E no entanto, as pessoas julgam por isso. Aquilo que difere um anime de uma telenovela ou uma série é o simples facto de terem decidido não pagar a atores para contar aquela história. Apenas e só, mas por puro preconceito e ignorância, as pessoas decidem não dar sequer uma hipótese a animes que, deixem-me que vos diga, têm histórias maravilhosas e muitas vezes melhores do que aquilo que nos decidem mostrar na televisão.
Mas isto é como tudo. Preconceito parte muitas vezes de ignorância e falta de informação, e neste caso não é diferente. As pessoas não sabem nada acerca de anime, acham que são apenas bonecos para crianças, e é tudo o que precisam de saber. Para quê experimentar, não é verdade?
Com tudo isto quero dizer que anime não devia ter menos credibilidade que um livro, filme ou série apenas porque é animação. Além de que, só porque um tipo de anime não é para nós, não quer dizer que não gostemos de anime no geral. Alguma vez ouviram alguém dizer que não gosta de filmes de super-heróis e, por isso, não gosta de filmes? Não. Porque toda a gente sabe que cinema é muito mais que os filmes da Marvel e da DC que andam tão na moda agora. Toda a gente sabe que livros são muito mais que aqueles que nos obrigam a ler na escola. Toda a gente sabe que séries são muito mais do que os policiais que dão na televisão. No entanto, ninguém dá uma oportunidade a anime, porque muitas das vezes o único exemplo que tiveram disso foram os da sua infância, cujo público alvo são crianças, acabando por colocar todos os tipos de anime no mesmo saco. Isso é muito errado. Anime não é só mahou shoujo como Sailor Moon e Sakura Cardcaptor ou desporto como Captain Tsubasa. Vai tão mais além, mas as pessoas recusam-se a ver isso.
Por outro lado, problema o delas. Começo a desistir de tentar argumentar em relação a isto, porque sinceramente, quem perde são elas. São elas que estão a perder estas lindas histórias e mundos que sempre me alargaram a imaginação e o continuam a fazer todos os dias; que me dão a conhecer maravilhosos personagens cheios de personalidade e que para sempre ficaram no meu pensamento; que fizeram o meu coração passar por um turbilhão de emoções.

2 comentários:

  1. YOOOOO POPURI O/

    Nem me fale em aulas, desde mês passado eu só tenho estado nos cadernos, pois minhas provas finais da facul estão chegando e é uma penca de matéria para pouco tempo ;-; Aliás, nem sei como vou fincar na cabeça e vencer todo o conteúdo de uma dessas matérias.... EU PRECISO DE FÉEEERRIIIAAASSS Ç-Ç

    Enfim, mas focando na parada dos animes. Olha, felizmente eu nunca tive alguém que menosprezasse animes na minha frente, meu pai até já viu um pedaço de shingeki no kyojin e achou de boas. E meu primo já viu SAO, aliás, ele que me fez ver esse anime. Porém, nenhum deles engrenou nesse mundo otaku ;-; Tipo, o pessoal que eu conheço não fala mal, mas também não corre atrás, são meio indiferentes, pois simplesmente não faz o estilo deles. Eu confesso que ficaria feliz com meus primos vendo animes como eu, mas ao mesmo tempo se falam mal também não fico tãaaoo irritada assim, se eu puder eu explico que nem sempre é para crianças, e que muita história boa e reflexões saem deles, mas também se a pessoa quiser ficar xingando as quatro ventos que seja feliz, eu pego meus animes e vou maratonar eles feliz da vida shuashuashuahsua

    Teve até uma vez que eu recomendei Psycho Pass pro meu primo e ele acabou vendo só um episódio, e no final ele disse que a protagonista Akane (minha personagem favorita, waifu eterna) era sem graça e não passava de "coca-cola sem gás"... Enfim, eu tinha tudo pra ficar putassa com ele, mas no final o "coca-cola sem gás" foi tão engraçado que eu caí na gargalhada hsaushuasuasua (enfim, eu não sirvo nem pra defender aquilo que eu curto e-e''')

    Acho que outra coisa que também prejudica MUITO é que volta e meia na internet ou raramente quando a tv dá espaço para esse tipo de assunto, acabam retratando os fãs como um dando de retardados e consequentemente isso mancha a imagem dos animes. Sem mencionar que o povo ocidental tem uma visão meio preconceituosa dos japoneses, como se eles fossem uns bichos estranhos, então tudo isso ajuda a espalhar a "má fama dos animes"

    Enfim, é uma pena pois há muito anime que além de ser bom foi inspiração para várias obras aqui do ocidente (tipo Matrix que teve uma leve inspiração de Gosth in the sheel e A Origem que teve inspiração num filme em anime chamado Paprika), então é questão do povo se informar mais e tirar essa visão de "desenho é apenas para criança", aqui no ocidente isso pode até ser válido, mas o pessoal tem que aprender que o Japão é uma outra cultura e que lá esse mercado de animações rende dinheiro e é algo cultural deles, portanto há para todos os tipos de gostos e faixas etárias!

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Oi Popuri!
    Vim aqui como carteira do Eternal Moon trazer uma cartinha que foi escrita para você: https://i.imgur.com/qdaITz3.png

    ResponderEliminar