quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Aprender Japonês - Aula 1 | Alfabeto

 
Olá a todos!
Como post de hoje, decidi inaugurar a primeira rubrica do blog. Vai ser nesta rubrica que vos vou ensinar aquilo que sei acerca de Japonês.
Ando a aprender Japonês há cerca de dois anos, então decidi partilhar convosco as minhas aprendizagens porque acho que esta é uma língua tão bonita mas com que temos pouco contacto cá em Portugal. Também é complicado aprender Japonês na internet porque muitas das opções grátis que nos dão são incompletas e ter aulas é muito difícil devido à falta de tempo e dinheiro.
Então vou dar o meu melhor e espero que gostem!


Este vai ser um post rápido apenas para vos dar uma introdução ao Japonês.
Para quem não sabe, o Japonês tem três alfabetos: Hiragana, Katakana e Kanji.

Hiragana
O Hiragana é o alfabeto utilizado para escrever palavras naturalmente japonesas, bem como o alfabeto mais simples, na minha opinião. Existem 46 simples sílabas no Hiragana, bem como sons adicionais.

Katakana
O Katakana é o alfabeto utilizado para escrever palavras estrangeiras, tais como os nossos nomes. Palavras que não provêm diretamente do Japonês.

Kanji
Por último, o Kanji é utilizado para, assim como o Hiragana, para escrever palavras Japonesas. Os Kanjis japoneses são derivados dos chineses, existindo mais de 2000 e formando o mais difícil alfabeto japonês. É importante saber Kanji pois ele substitui certos sons do Hiragana.

Após estas noções básicas de cada alfabeto, deixo-vos aqui imagens de cada um.

Hiragana - sílabas simples + sons adicionais

 Katakana - sílabas simples + sons adicionais
Quanto ao kanji, vou fazendo aulas especiais com kanjis para se irem habituando a eles.
Mas como podem ver, tanto em Hiragana como Katakana têm as suas sílabas base, bem como outras sílabas que formamos adicionando dois tracinhos, quase como aspas, ou uma bolinha.
Exemplo:
は -> ば || は -> ぱ || か -> が || た -> だ || さ -> ざ

ha -> ba || ha -> pa || ka -> ga || ta -> da || sa -> za

Assim, se colocarmos dois tracinhos ao lado de um "ha", este fica "ba".

Então, podemos concluir que:
- Ao colocarmos dois tracinhos numa sílaba começada por "h", este passa a "b"
- Se, em vez de colocarmos dois tracinhos, colocarmos uma bola, o "h" passa a "p"
- Ao colocarmos dois trachinhos numa sílaba começada por "k", este passa a "g"
- Ao colocarmos dois tracinhos numa sílaba começada por "t", este passa a "d"
- Ao colocarmos dois tracinhos numa sílaba começada por "s", este passa a "z"

Podemos ainda criar outras sílabas, adicionando pequenos "ya", "yu", "yo" a outras sílabas.
Exemplo:
き+ゆ = きゅ
ki + yu = kyuu

Além disso, podemos acrescentar um "tsu" pequeno para duplicarmos o som.
Exemplo:
がっこう
gakkou (escola)

Por agora é tudo. O melhor para se aprender japonês é primeiro ter estas noções básicas de como se ler e escrever Hiragana e Katakana, logo passaremos ao Kanji.
Espero que tenham percebido tudo e gostado, dei o meu melhor.
Agora, e para terminar, deixo-vos aqui um link para um ficheiro de áudio que fiz, pronunciando todo o Hiragana e Katakana, bem como a palavra "gakkou", para saberem pronunciar bem o japonês, outro fator muito importante na aprendizagem desta língua!
Aqui está: Ficheiro áudio - Primeira aula

Qualquer dúvida que tenham não hesitem em perguntar nos comentários ou através do formulário de contacto!
Até à próxima aula~

20 comentários:

  1. Oi! ^^ Sou leitora nova, encontrei seu blog ontem e eu gostei muito dele!
    Que bom que você vai começar a falar sobre japonês no blog, eu comecei a estudar esse idioma há uns 2 meses mas ainda não sei muita coisa... Só aprendi o hiragana e alguns pouquíssimos kanjis, mas sempre que tenho tempo livre eu uso para estudar japonês. Também acho que é um idioma muito bonito!
    Abraços, e estou ansiosa pela próxima aula! :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Fico muito feliz em ouvir isso! Sê muito bem vinda *w*
      Sim, aprender japonês não é fácil, e eu mesmo tendo começado as minhas aulas há dois anos atrás ainda não sei assim tanto quanto isso. Mas espero que as minhas aulinhas te ajudem então!! Qualquer dúvida que queiras colocar ou algo que queiras saber podes sempre perguntar-me!
      Beijinho, serei rápida com a próxima aula ^w^

      Eliminar
  2. Epá eu ontem fui a um site e escolhi a bandeirinha do chinês, mas digamos que não me saí lá muito bem, por isso optei por começar a aprender alemão! Pode ser que num dia desses volte com o chinês ou com o japonês ahah Mas adorei a ideia dos posts, continua please, assim quando (e se) eu começar a aprender japonês já sei a quem recorrer ahah

    r: Independentemente da nossa idade, todos nós teremos aquele lado mais acriançado e aquela vontade de querer voltar a ser pequenos. Obrigada <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, chinês de facto não parece nada fácil. Principalmente por causa da pronúncia que, apesar de ouvir SNH48 e elas cantarem as músicas das AKB48 em chinês não me imagino nunca a conseguir pronunciar aquilo. Isso, e se, já em japonês tenho dificuldade com kanjis, imagino com os chineses que são mais complexos!
      Eu irei continuar, e fico feliz que tenhas gostado da ideia! Se resolveres aprender japonês já sabes ;)

      Eliminar
  3. Acredito que seja complicado, mas também deve ser bastante interessante aprender todas estas particularidades :) gostei da ideia!

    r: Sim, é verdade, mas também acabamos por ganhar muitas coisas*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade, até porque adoro a língua e fico muito feliz por a andar a aprender! Fico feliz!
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Gente é complicado isso ai rsrs, mas eu amei umas curiosidades, vou te contar um segredo tenho quedas por japoneses, e sabe como começou? assistindo um dorama, que vi em uma indicação, haha eu queria aprender a lingua, amei o blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É complicado a início, mas depois aprende-se rapidamente, kanji é pior!!
      Não vejo muitos doramas xD eu gosto é mesmo da língua, cultura e música de lá.
      Obrigada por seguires, fico contente!! Beijinho*

      Eliminar
  5. Que coragem para aprender Japonês, dou-te os parabéns, não é qualquer um. Eu pelo menos não me vejo a aventurar nisso.

    ResponderEliminar
  6. Olá, tudo bom?
    Tenho muita vontade de aprender Japonês, apesar de parece ser bem difícil.
    O que eu sei são as coisas que vejo nos animes, e que na maioria das vez não levam a nada.
    Adorei a postagem, bem útil.
    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo, muito obrigada ^w^
      Não é assim tão difícil quanto isso, diria que o pior é conseguir ler e escrever. Falar até é simples.
      Sim bem, os animes são bons para se aprender algum vocabulário, mas aprender japonês só com animes não dá mesmo.
      Fico feliz que tenhas gostado!!

      Eliminar
  7. Popu-chan oiii >-<
    (Espero que me deixes chamar-te assim, gosto porque lembra a Popu de Ojamajo Doremi haha XD)

    Eu ando a tentar aprender ahaha sei as vogais, ja nao é mau u-u'''
    O dificil é desenhar os carateres, do tipo como vc sabe que o tracinho esta levemente pra cima ou se é por ser á maquina q fica desse jeito? -q-'
    ahsuhauh

    Obrigada por postares, gostei bastante desse post! :3
    Kissu~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bunny-chan oii :D
      Claro que podes!! Até prefiro que me chamem Popu-chan mesmo, acho muito fofo :3

      Já é um bom começo sim!
      Bem, existe uma forma própria de se fazer os traços, uma ordem correta. Quanto a isso que disseste, acho que só com professora mesmo porque eu no início não sabia bem como escrever cada um, mas se quiseres saber como escrever algum em particular eu posso ajudar! Aliás, fizeste-me pensar em mostrar a minha caligrafia na próxima aula para ajudar ^^

      De nada, o prazer é todo meu!! Fica atenta~
      Beijinho*

      Eliminar
  8. Mesmo, adorei essa parte do martelo e o Visão chegar ali e pegar no martelo do thor como se não fosse nada. A cara dos outros tipo "Qué isto pá?" :P

    ResponderEliminar
  9. Jesus que coisa complicada :o

    Beijinho enorme

    ResponderEliminar